TESOURO DIRETO: QUAL É O MELHOR TÍTULO PARA VOCÊ?

Dos 5 títulos de Tesouro Direto para investir, qual é o melhor para você? Neste vídeo a gente vai falar sobre todos os cinco diferentes tipos de Tesouro Direto e tudo o que você precisa saber para decidir qual é o melhor título para você colocar seu dinheiro.

Cada um dos títulos do Tesouro têm as suas próprias características, que devem ser cuidadosamente levadas em consideração para que sua escolha de investimento esteja bem alinhada com o objetivo que você definiu para aquela quantia de dinheiro.

O primeiro título sobre o qual vamos falar é o Tesouro IPCA. Este é um título que protege o investidor da perda do poder de compra causada pelo aumento da inflação ao longo do tempo. Isso porque ele acompanha o IPCA, o índice oficial da inflação no Brasil. Além de ser corrigido pela inflação, o tesouro IPCA também oferece juros que se somam ao valor atualizado pelo IPCA, o que, sobretudo, aumenta o poder de compra do investidor ao longo do tempo. Via de regra: quanto mais tempo você se dispor a deixar seu dinheiro emprestado ao governo, mais juros ele vai te pagar até o vencimento. o Tesouro IPCA é principalmente recomendado para aqueles que estão começando a investir, e objetivam acumular dinheiro devido ao efeito dos Juros Compostos.

O segundo título abordado no vídeo é o Tesouro IPCA com Juros Semestrais. Este é um título parecido com o Tesouro IPCA, pois também é corrigido com base no IPCA e se valoriza de acordo com os juros oferecidos pelo governo. Entretanto há uma diferença chave: A cada 6 meses, a rentabilidade proveniente dos juros que se acumularam neste período de tempo é disponibilizada na conta do investidor. Por ser disponibilizado diretamente na conta, esse valor não sofre o efeito dos juros compostos, o que o faz um investimento com rentabilidade menor do que um Tesouro IPCA com mesmo prazo e mesmos juros. Contudo, como a cada 6 meses cai na sua conta determinada quantia, este é um investimento excelente para quem objetiva viver de renda. Ou seja, é um título recomendado para aqueles que já atingiram um patamar de conforto financeiro satisfatório e desejam parar de trabalhar e viver dos rendimentos dos seus investimentos.

O terceiro título mencionado é o Tesouro Selic. Amplamente explicado no primeiro vídeo de investimentos do canal (você pode acessá-lo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3eNHXZDbUHU&t=314s), o Tesouro Selic é a porta de entrada para novos investidores que acabaram de sair da poupança. Isso porque este possui algumas características semelhantes à ela, como por exemplo, a possibilidade de resgatar seu dinheiro a qualquer momento. No entando, é matematicamente impossível que a poupança renda mais do que o Tesouro Selic, o que dá a confiança para o investidor que seu título de tesouro selic SEMPRE terá rendido mais do que a poupança. Além disso, títulos de tesouro direto rendem diariamente de acordo com a valorização da TAXA SELIC naquele dia, o que soluciona o problema encontrado na poupança onde o investidor não recebe rentabilidade caso deixe de esperar 30 dias até retirar seu dinheiro.

O quarto título de tesouro direto é o Tesouro Prefixado. Esse é um título de investimento o qual você já sabe exatamente o que receberá no momento do vencimento. Isso se dá por este título não ser indexado à indicadores, como a taxa selic ou o IPCA. Assim, os juros pagos pego governo são sempre os mesmos de ano a ano, sem se alterarem com os desequilíbrios da economia. Essa constância disfarça um risco, já que em momentos após a compra do título quando a taxa selic aumenta, seu título perderá valor, e seu dinheiro poderá não render tanto quanto outros títulos disponíveis pelo governo. Contudo, caso você possua confiança de que a taxa selic vá baixar após a sua compra do título, sua rentabilidade com o mesmo provavelmente será maior do que os outros títulos oferecidos pelo governo.

Por último, falamos do Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. Por também ser prefixado, você sabe exatamente o quanto vai ter ganho até o o vencimento do título. Contudo, há, também, o risco da perda de valor do título com o aumento da Taxa Selic. Além disso, como são feitos pagamentos semestrais para a conta do investidor, o efeito dos juros compostos não se manisfesta com este tipo de investimento. Pela sua constância do valor pago, que é sempre o mesmo, é comumente associado ao um imóvel alugado que lhe pagasse aluguel a cada seis meses.

Este foi o vídeo “TESOURO DIRETO: QUAL É O MELHOR TÍTULO PARA VOCÊ?”

Palavras-chave:

o melhor tesouro direto para você
qual o melhor título de tesouro direto para você?
qual título do tesouro direto comprar
os 5 tipos de tesouro direto
qual título do tesouro direto investir
qual tesouro rende mais
canal de finanças e investimentos
tesouro direto renda fixa
investir no tesouro direto
investir no tesouro selic
renda fixa vale a pena
o melhor título de tesouro direto

You May Also Like