EMPRÉSTIMO X FINANCIAMENTO | QUAL A DIFERENÇA?

Qual que é melhor: empréstimo ou financiamento? Existe diferença entre eles? Nesse vídeo vou apontar todas as características e principais diferenças entre empréstimo e financiamento, e como, apesar de serem ambas formas de se obter crédito com banco, um pode salvar a sua vida, e o outro acabar com ela. Saber a diferença entre Empréstimo x Financiamento é essencial para conseguirmos concretizar nossos planos de vida e nos alavancar com segurança.

Livro “Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais”, do Gustavo Cerbasi, na Amazon:
Versão Física – https://amzn.to/2S2zNnu
Versão Kindle – https://amzn.to/2FO6sXo

Devemos ter senso crítico e não rotular empréstimo ou financiamento somente como formas de endividamento, ou de obtenção de crédito bancário. Ambos possuem suas especificidades e, dependendo da forma com são usados, podem ser extremamente úteis tanto para o mei, grandes empresas e mesmo para pessoas físicas como eu e você.

Empréstimo é, principalmente, caracterizado como a concessão de crédito sem que o tomador, necessariamente, dê garantias ou explicite o motivo exato do empréstimo. Por isso, em empréstimos, os juros cobrados são significantemente mais altos do que aqueles cobrados em financiamentos.

Financiamentos são caraterizados como a concessão de crédito para realização de projetos ou compra de bens muito específicos. Os quais podem ser usados como garantia, caso o tomador se encontre incapaz de cumprir a devolução financeira e acabe se tornando inadimplente. Por isso, financiar casa, financiar imóvel, máquinas industriais, ou até mesmo cursos de graduação são mais baratos, com juros menores, do que empréstimos.

No caso de cursos de graduação, você deve se perguntar: Qual é a garantia que o banco tem? É melhor pegar um empréstimo ou financiamento neste caso?

Veja que ao obter crédito do banco para financiar os estudos, é necessária a presença de um fiador – alguém que, obrigatoriamente, precisará arcar com o pagamento da dívida em caso de você não conseguí-lo.

Além disso, cursos de graduação nos preparam para o mercado de trabalho, ou seja, nos dão a possibilidade de ser bem remunerados após a conquista do diploma. Isso gera uma expectativa positiva do banco em relação ao tomador do crédito, já que o formado poderá ter mais condições de arcar com o financiamento justamente após dele ter sido realizado.

No vídeo: “EMPRÉSTIMO X FINANCIAMENTO | O MELHOR PARA O SEU NEGÓCIO” abordaremos os conceitos sobre o que é empréstimo e o que é financiamento, e aprenderemos com uma pegada mais voltada para os negócios, voltado, principalmente para MEI e pequenos empreendedores.

Empréstimo bancário vale a pena? Financiamento bancário vale a pena? Veremos nos próximos 8 minutos.

Contato: [email protected]

You May Also Like